terça-feira, 2 de novembro de 2010

RENASCIMENTO

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar de estas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".

O NASCIMENTO DE VÊNUS (Sandro Botticelli, 1483)

RENASCIMENTO NA LITERATURA

O Renascimento surge entre os séculos XIV e XVII na civilização européia, com a intenção de reviver a literatura clássica greco-romana.
Durante o período renascentista várias mudanças ocorreram. A princípio, a denominação deste movimento cultural propõe uma ressurreição do passado clássico, fonte de inspiração e modelo seguido.
Logo, o homem é valorizado, bem como a natureza, pois é concreta e visível. O humanismo e antropocentrismo se despontam em oposição ao teocentrismo, ao divino, ao sobrenatural.
O ser humano começa a se vangloriar por sua razão, por sua capacidade de raciocínio, por seu cientificismo.
Logo, todas as formas de arte refletem esse ideário: a literatura, a filosofia, a escultura e a pintura.
Nessa última destacam-se: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli.
A nova realidade econômica, com a decadência do feudalismo e ascensão do capitalismo, por si só, exigiu uma reformulação na arte. Afinal, os burgueses começavam a freqüentar universidades e as grandes navegações aceleravam ainda mais o processo cultural através do comércio.
Enquanto isso, os autores humanistas italianos se despontavam: Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio.
Contudo, os autores tipicamente renascentistas são portugueses: Sá de Miranda, Antônio Ferreira e Luís de Camões.
A literatura tenta recuperar a Antiguidade Clássica através da retomada de seus modelos artísticos. Assim, a busca pela perfeição estética e a pureza das formas, trazem de volta os sonetos, a ode, a elegia, a écloga e a epopéia, inspirados em Homero, Platão e Virgílio.


MAIS UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

E ai galera do blog, tudo bom? Como vocês já sabem eu sou Luiz Vaz de Camões. Gente eu não lembro a época em que nasci, pois minha cabeça anda fraca então eu não vou falar nenhuma data para não deixar vocês confusos. Se eu me lembro eu nasci em Lisboa em uma família de pequena nobreza.
Galera sem querer me gabar eu fui um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Eu fui o escritor do poema Monte Castelo que foi feita uma releitura para a música Monte Castelo cantada pela banda Legião Urbana. Renato Russo fez muito bem a releitura ele é um excelente e inteligente cantor.
É isso galera só falei um pouco de mim, pois os meus amigos do blog me pediram e não se esqueçam de postar um comentário no blog e escutem a música Monte Castelo vocês vão adorar. FUUIII!







FONTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
http://www.brasilescola.com/literatura/renascimento-literatura-portuguesa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Nascimento_de_V%C3%AAnus
http://poetasalacarta.blogspot.com/2010/05/luis-vas-de-camoes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Cam%C3%B5es
DATA DE ACESSO: 29/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário