terça-feira, 19 de outubro de 2010

HUMANISMO

Vamos agora, a passagem para o Humanismo da nossa querida literatura!

O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo, mas neste contexto iremos explorar a literatura.
Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado.
 HOMEM VITRUVIANO (Leonardo da Vinci – 1490)
Representa o homem como centro do Universo.

Três atividades mais destacadas compuseram esse período: a produção historiográfica de Fernão Lopes, a produção poética dos nobres, por isso dita Poesia Palaciana, e a atividade teatral de Gil Vicente (um bom exemplo é a obra Auto da Barca do Inferno, uma boa dica para teatros sobre o autor).
 O termo Humanismo literário é usado comumente para designar o estudo das letras humanas em oposição à Teologia.

Surgiu no final da Idade Média (entre o século XV e final do século XVI) e o Inicio da Idade Moderna, mais precisamente, de 1434 a 1527.
No início do século a Europa, passava por várias e grandes mudanças. Expansão marítima, desenvolvimento do comércio, o crescimento urbano, até a o surgimento da burguesia.
Dava-se a fato de agilizarem estes processos aos Humanistas (estudiosos da cultura clássica antiga). Eram ligados a vários profissões, a Igreja. E tiveram extrema importância. Acabaram por situar o homem como senhor de seu próprio destino.

O Humanismo funcionará como um período de transição entre duas posturas. Por isso, a arte da época é marcada pela convivência de elementos espiritualistas (teocêntricos) e terrenos (antropocêntricos).
A historiografia, a poesia, a prosa doutrinária e o teatro apresentaram características específicas. 

 CRIAÇÃO DO HOMEM (Michelangelo – 1511)

Poesia Doutrinária
Essa produção recebeu o nome de doutrinária, porque incluíam a atitude de transmitir ensinamentos sobre certas práticas diárias, e sobre a vida. Alguns exemplos: Ensinança de bem cavalgar toda sela, em que se faz o elogio do esporte e da disciplina moral, e Leal Conselheiro, em que se estabelecem princípios de conduta moral para a nobreza m ambos de D. Duarte; livro de Montaria (D. João I) sobre a caça; e outros.

Teatro
O teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período.
Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças.
Sua obra pode ser dividida em 2 blocos:
Autos: peças teatrais cujo assunto principal é a religião.
“Auto da alma” e “Trilogia das barcas” são alguns exemplos.
Farsas: peças cômicas curtas. Enredo baseado no cotidiano.
“Farsa de Inês Pereira”, “Farsa do velho da horta”, “Quem tem farelos?” são alguns exemplos.

Poesia Palaciana
A poesia palaciana era a poesia trovadoresca, com seus versos tocados, acompanhados por música, e geralmente num tom monótono e repetitivo. Era chamada de "palaciana" porque era feita por nobres e somente apresentada em palácios. A linguagem utilizada era de fácil compreensão e acessível a todos. De cunho crítico, os poetas colocavam ali o que estavam querendo transmitir. O tema predominante era o lirismo sentimental, sutil e sofisticado, cantando a mulher como um ser extremamente idealizado. Quanto à forma, apresentava-se em versos de 7 sílabas (redondilha maior) e de 5 sílabas (redondilha menor). Havia, ainda, o" debate", em versos, no qual dois poetas versejavam sobre um tema de natureza amorosa.


Na Literatura, desponta-se: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro), Bocaccio (Decameron), Homero (Ilíada e Odisséia), Virgílio (Eneida), Miguel de Cervantes (Dom Quixote de La Mancha) e William Shakespeare com suas várias peças teatrais (Romeu e Julieta, Sonho de uma noite verão, Hamlet, Rei Lear, e etc.).

Mais uma participação mais do que especial


Oiii pessoal pra quem não sabe eu sou Dante Alighieri nasci em Florença em 1° de Julho. Fui um escritor, poeta e político italiano e também considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, eu fui definido como “o sumo poeta”.

Galera, agora eu vou falar sobre a minha principal obra a Divina Comédia. Essa obra que escrevi foi dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.  O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado, mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens.
E é isso galera eu só passei pra conversar um pouco sobre mim, pois meus amigos donos do blog pediram. Tomara que vocês tenham gostado e até a próxima FUUIII!!!! Á, eu já ia me esquecendo, postem um comentário ai no blog.



Afresco transferido da madeira, por
Andrea del Castagno.





Fonte: http://oficinadeliteratura6na.blogspot.com/2009/09/humanismo-e-o-nome-que-se-da-producao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_%28desenho_de_Leonardo_da_Vinci%29
http://luzdeana.zip.net/arch2004-05-01_2004-05-31.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri
www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/humanismo.htm
www.infoescola.com/literatura/humanismo/

DATA: 16/10/2010

sábado, 9 de outubro de 2010

TROVADORISMO

Neste tópico, falaremos um pouco sobre Trovadorismo.

Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.

Marco inicial

O Trovadorismo teve inicio com a Cantiga da Ribeirinha escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. A Cantiga da Ribeirinha também é conhecida como Cantiga da Garvaia.


Os trovadores medievais escreviam em pergaminhos como, por exemplo, o pergaminho de Vindel

Trovadores 

Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.
Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

 
Cantigas

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu - lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. 

Participação Especial


Olá pessoal eu sou Paio Soares de Taveirós. Eu vivi na metade do século XII e tenho origem na pequena nobreza galega.

Eu fui o autor da Cantiga da Ribeirinha que durante muito tempo foi considerada a primeira obra poética em língua galaico- portuguesa. A minha cantiga é uma cantiga de amor plena de ironia, e é por isso que atualmente é considerada por diversos autores como uma cantiga satírica. 

E é isso pessoal eu só passei pra falar um pouco de mim e até mais e valeu... A eu já ia me esquecendo comentem ai no blog dos meu amigos!!!!

 
Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo

http://professoraluisinha.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paio_Soares_de_Taveir%C3%B3s

Todos acessados em 09/10/2010

LITERATURA

Primeiramente, colocaremos uma introdução sobre o que é literatura.

Literatura: é a arte de criar ou recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos.  A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura#G.C3.AAneros_Liter.C3.A1rios acessado em 09/10/2010
Imagem: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura/literatura-2.php acessado em 09/10/2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Olá para todos

Eu, Vinicius, estou aqui hoje pra falar para vocês o que vamos fazer neste blog.
Primeiramente, estamos aqui para divulgar as classes literárias, que são elas:

- Trovadorismo;
- Humanismo;
- Renascimento;
- Quinhentismo;
- Barroco.

Somos alunos do primeiro ano da Escola Sesi de Presidente Epitácio, e conforme fomos estudando as escolas literárias, iremos postar aqui.
Sintam-se livres para criticar e para avaliar o blog, ele é para vocês leitores, pesquisadores e amantes de literatura.

Aé, já ia me esquecendo, não sou só eu que postarei no blog, outros dois colegas também postarão, e são eles:

Jefferson e Matheus.

Bom... O que eu posso dizer agora é: APROVEITEM!!! Isso tudo é para vocês!